Sunday, March 30, 2014

Não digo todos os nomes

Aprecio quem consegue transmitir mensagens claras e concisas, utilizando as palavras estritamente necessárias. Foi o que fez Rui Reininho no programa Voz e Guitarra, transmitido pela RTP2:

"Eu lamento muito, David Guetta e outros Davids que andam por aí, mas aquelas coisas em Inglês não vão ficar na História de Portugal."

Descansa, David Fonseca, ninguém estava a falar de ti. A sério!

Wednesday, March 26, 2014

In "A Boa Viúva", de José Vilhena

Página 13
- Tenha dó de mim, senhor D. Bernardo, que sou uma pobre mulher sem amparo e com três filhos para sustentar. Mais do que isso comem eles em quinze dias...
- Porque estão mal habituados, fica sabendo! Aqui na lavoura, quanto menos banhas tiver o pessoal, melhor...

Páginas 15 e 16
(Senhor Conde D. Bernardo):

- Sua cabra! Isto quanto mais pobres, mais peçonhentos, é certo...

Página 43
Como deveis estar recordados, o senhor D. Bernardo tinha uma péssima pontaria quando atirava com armas de fogo, embora acertasse razoavelmente na mouche quando usava outros instrumentos de ataque, nomeadamente as cunhas, as ameaças e extorsões políticas e as pressões económicas.

Página 65
- (...) Sei de fonte limpa que há por aí uns sacanas de uns juízes que têm a mania de aplicar o código a torto e a direito e tanto se lhes dá mandar dentro o Côdeas como o Conde das Fajozas...
- Devem ser tipos que vieram do nada, com toda a certeza. – observou perspicazmente a D. Mafalda – Gente sem princípios e de formação esquerdista...

Monday, March 24, 2014

A Lâmpada de Aladino

Desventura final do capitão Valdemar do Alentejo

"Somos homens livres, irmãos do mar sem chicote nem amos, a cada um o que não cause inveja, a todos tecto, lareira e uma enxerga."

"E, no entanto, não sentia medo, porque tinha feito da sua vida o que o coração lhe ditara e dava-a por bem entregue."

Luis Sepúlveda

Monday, March 17, 2014

Faz hoje 19 anos...

... que vi este filme, no Quarteto.

Ainda havia essa sala! E o King... e o Londres.


Thursday, March 06, 2014

Isto é outra conversa, in A Bola TV

Em entrevista a Leonor Pinhão, o professor Manuel Sérgio foi o exemplo vivo de que vale a pena haver quem pense. Aqui ficam duas pequenas amostras:

"A praxe é uma prática fascizante (...) porque sempre que o Homem é objecto e não é sujeito, a prática é fascizante."

"Temos que fazer um mundo novo. Mesmo a falar de futebol, o nosso fito tem que ser outro: tomar partido, não ser neutro."